"Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos."

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Sobre low carb.

Olá people! Boa tardeeee!
Andei pesquisando depois que vi a linda da Pri falando aqui sobre low carb. Eu já tinha lido sobre em algum lugar, mas só superficialmente ...
Domingo, depois que passei o dia ótima sem a metade dos carboidratos que costumo comer, resolvi ir mais a fundo nesse assunto.
Eu sei que dietas restritivas demais não funcionam, nosso corpo precisa de tudo inclusive carbo pra funcionar legal, então nada de radicalismos por aqui, e assim a idéia de diminuir e não cortar os carboidratos me atraiu.
É a chamada dieta low carb, que quer dizer, baixo consumo de carboidratos.
Tio google me ajudou na busca, e li alguns artigos interessantes e esclarecedores e venho aqui compartilhar com vcs, quem sabe alguém mais não se interessa né?!
Lembrando que continuo linda e firme na ra, diminuir o carbo seria só uma ajudinha, e pra quem quer perder peso de um jeito saudável, nada melhor!






As dietas low carbs (com poucos carboidratos) são ótimas para perder gordura e manter a massa muscular.
Os carboidratos, quando ingeridos em maiores quantidades ou em proporções muito maiores do que as proteínas, levam a um aumento rápido de açúcar no sangue. A insulina é, então, liberada para reduzir as concentrações de açúcar no sangue e transportá-lo para dentro dos tecidos, incluindo o tecido adiposo (gordura).
Reduzindo o consumo de carboidratos e consumindo mais proteínas você mantém sob controle a liberação da insulina, que é um dos principais inimigos de quem deseja perder gordura.
Um problema típico em dietas de baixas calorias é que você normalmente perde mais músculos do que gordura. Isso reduz seu metabolismo e causa o tão conhecido efeito iô-iô – você perde peso para logo depois ganhar tudo de volta.
Manter um alto consumo de proteínas de qualidade e ao mesmo tempo restringir o consumo de carboidratos é a maneira que muitos atletas profissionais mantêm seus músculos ao mesmo tempo em que se livram da gordura corporal indesejada.
O problema é que seguir uma dieta low carb pode ser difícil. Muitas vezes, para reduzir o consumo de carboidratos você acaba se concentrando em alimentos ricos em proteínas, mas que também são ricos em gorduras saturadas, o que não é bom para a saúde.

COMO É: a regra básica é limitar os carboidratos a 40 g por dia. Reduzindo a única fonte de energia da alimentação, nada mais resta ao organismo para continuar sobrevivendo senão queimar os triglicerídeos, que é a maneira como a gordura se estoca nas células adiposas. E é nos locais onde elas se acumulam mais que o emagrecimento se dá com maior rapidez e facilidade. "Por isso a barriga é a primeira a sumir", diz Alberto Serfaty. Segundo ele, além da perda de peso, esse regime visa também à melhoria da saúde. "Ajustamos o cardápio para atender às necessidades individuais. Por exemplo, diminuímos o consumo de sódio para quem tem casos de hipertensão na família", completa o médico.
A BOA DA DIETA:não é necessário contar calorias, a não ser que se queira acelerar a perda de peso. A média é secar 3 kg nos primeiros sete dias e depois de 1 kg a 2 kg por semana. E tem mais: "Esse programa também pode ser seguido por quem malha, afinal a proteína é o principal constituinte dos músculos", garante o especialista.
ALIMENTOS PERMITIDOS: todas as verduras e legumes, carnes magras como frango e peixe (em especial salmão e sardinha por serem ricos em ômega 3, um tipo de lipídio benéfico ao coração), leite desnatado, queijos amarelos, nozes e castanhas (com moderação), algumas frutas (goiaba, mamão, damasco, manga, maçã e laranja).
ALIMENTOS PROIBIDOS: arroz, milho, pipoca, pão francês e de fôrma, torrada, bolo, macarrão e demais derivados da farinha branca, leite integral, açúcar, doce industrializado e caseiro e refrigerante.
CONTRA-INDICAÇÕES: quem tem insuficiência renal ou hepática, porque nesses casos a ingestão de proteína sobrecarrega os rins e o fígado.
MANUTENÇÃO: o consumo de carboidratos pode chegar a 100 g por dia, basta acrescentar cerca de 10 g por semana (1 fatia média de abacaxi ou 1 fatia grande de mamão) para verificar como o organismo responde ao novo cardápio, que deverá ser seguido para o resto da vida. Ao menor sinal de ganho de peso, a redução desse macronutriente é feita imediatamente até que se encontre a porção ideal para que a pessoa não engorde mais. Nesse período é fundamental comer carboidratos complexos como pão, biscoito e macarrão integrais, que, por serem ricos em fibras, garantem a absorção dos nutrientes ingeridos por meio dos outros alimentos.

Importante:

Seguir uma dieta rica em proteínas de qualidade e que mantém os carboidratos sob controle é uma boa idéia não só para praticantes de exercícios, mas para todos que desejam conseguir uma perda de peso permanente (mantendo a massa muscular e o metabolismo acelerado).
Nos últimos anos as dietas low carb conseguiram um enorme espaço nas mídias de todo mundo, ganhando milhões de adeptos. Com tanta exposição é natural surgir também algumas variações controversas da dieta. Algumas delas permitem o consumo indiscriminado de gorduras saturadas, o que foi criticado de forma muito severa por muitos profissionais da saúde.
Porém, o conceito de restringir o consumo de carboidratos e manter um consumo mais elevado de proteínas de alta qualidade e gorduras insaturadas, com a finalidade de controlar a insulina e manter a massa muscular, é visto pela grande maioria dos profissionais como um método eficaz e saudável. O resultado de uma dieta low carb bem estruturada é um visual atlético, musculoso, definido e saudável.
É importante ter esta distinção em mente, pois muitas vezes uma variação radical da dieta low carb pode comprometer injustamente a compreensão de todas as dietas low carbs.


Matéria daqui!


Obs: O texto acima tem carater informativo e não tem a itenção de substituir uma orientação médica ou de um profissional de saúde.
Eu vou cair dentro! rs
Beijos flores! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obaaaa adoro receber um carinho, e pode ter certeza que vou retribuir!
Leio e respondo sempre!
=)