"Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos."

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Pq fiquei no meio do caminho?!



Hoje não sei como, indo de blog em blog me deparei com um de enfermagem, que me levou a outro sobre o mesmo tema e aí me bateu um remorso, não sei bem se essa é a palavra certa para o que eu senti, mas foi um tipo de arrependimento que levou a me perguntar: pq parei?! pq não fui adiante?! E bem pior do que me perguntar, foi eu não saber responder!
Confesso que o que me levou pra enfermagem, foi o fato da minha irmã ter feito o curso, e sendo próxima dela me deixei levar meio que por uma influência, mas eu não teria ido adiante se não tivesse o dom pra isso, tenho certeza! Sempre amei, sempre fui paciente, nunca tive nojo nem medo, eu simplismente amava cuidar das pessoas, fazia com amor, com prazer, sempre dei o meu melhor! Tentava me colocar no lugar do doente, da família, até demais, muitas vezes não consegui separar e "levei trabalho pra casa", ficava angústiada, triste e sofria junto, torcia junto, comemorava e chorava tbm!

Me formei como técnica de enfermagem em 2001, e logo no ano seguinte comecei a trabalhar, primeiro em um hospital indo logo depois para Home Care, onde fiquei até sair em agosto passado, foram exatos 10 anos de dedicação, onde eu pude muito mais do que ajudar, aprender! E o que eu aprendi nesse tempo não existe livro nenhum que ensine, lições de vida, de fé, e tive provas de que a vida pode ser maravilhosa, mas tbm muito cruel, e na maioria das vezes senão todas somos nós que escolhemos isso.
Me arrependo muito de não ter terminado a faculdade onde entrei e saí 3 vezes, talvez se tivesse concluído o curso eu não estaria aqui escrevendo esse post, prefiro pensar que tudo é como tem que ser, se isso me faz sentir melhor pq não?!
O fato de ter trabalhado sempre com Home Care colaborou em 80% da minha decisão, no começo pensei ser mais fácil, afinal que dificuldade eu teria em cuidar de um só paciente, quando no hospital eram 4 ou 5?!?!?
Ledo engano! A receita era um paciente crítico no pior estado e em seu pior momento + a família! A família inclui todo tipo de gente, desde aqueles com excesso de carinho e cuidados querendo dizer como e quando vc deve fazer as coisas totalmente aceitável e tolerável lógico , até aqueles que tinham raiva do paciente por tomar seu tempo, seu espaço, o sonho desses era que o mesmo partisse dessa para uma melhor, e logo! Junto disso tudo tinham os médicos que passavam a cada 15 dias ou 1 x na semana, fisioterapeutas iam 1x na semana e enfermeiros iam a cada 15 dias e a família denovo que em 90% dos casos não concordava ou não estava satisfeita com a conduta desses profissionais! E o técnico de enfermagem ali dia sim, dia não salvo quando não tinha que dobrar pq o lindo do colega faltou, isso era certo de acontecer pelo menos 1x por semana, mas já fui sorteada mais vezes em uma única semana, ou as vezes em escalas de 24hs, tendo que ter todos os atributos que um técnico de enfermagem tem e muitos outros tomando cuidado para não magoar a família e não deixar sua chefia furiosa!
Minha mente cansou pra não dizer fundiu tamanha pressão, e não vou nem mencionar o caso de emergência, quando o médico demorava no minimo 1h pra chegar, ou seja, até lá era contigo e Deus, mas diga quem iria aceitar a morte de um ente querido e concordar que vc fez tudo que tinha que fazer?!?!?!?!
Eu não quis tentar outra coisa, como hospital ou algo mais light, se é que isso existe, preferi virar a página e parar por ali, as vezes me sinto como me senti hoje, parece que fracassei, mas o tempo que me dediquei foi de corpo, alma e coração!
Fico aqui com a alegria de ter vivido tudo que vivi, e com a trsiteza de não ter dado continuidade, mesmo que tenha sido essa minha escolha, dói, mas pra mim foi como um ciclo que se fechou, já foi.

3 comentários:

  1. É amiga, taí uma profissão que eu também não iria conseguir. Também sou o tipo de pessoa que se envolve e carrega sobre si o problema dos outros, e então, se vc estiver se sentindo melhor dessa forma, melhor cuidar de vc!!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Realmente complicado isso.
    Minha irmã também é enferMeire, é uma profissão linda, mas não pra mim.
    amei o seu cantinho, e vamos que vamos, né messssssssssssssss???

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, querida! Me deparei com seu blog não sei nem como, mas li sua postagem com bastante atenção. Tenho vivido muitas situações (inclusive de familiares bem próximos) parecidas, embora de outras profissões.
    Tenho pensado que em todas as profissões há um desanimo e sofrimento muito grande. Acho que faz parte da profissão aprender a sobreviver a isso. Se você tiver oportunidade, volte pra área da enfermagem, deve haver um setor um pouquinho menos extenuante, não desista.
    Beijos e muita garra!!

    ResponderExcluir

Obaaaa adoro receber um carinho, e pode ter certeza que vou retribuir!
Leio e respondo sempre!
=)