"Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos."

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Sobre low carb!

Olá people! Boa tardeeee!
Andei pesquisando depois que vi a linda da Pri falando aqui sobre low carb. Eu já tinha lido sobre em algum lugar, mas só superficialmente ...
Domingo, depois que passei o dia ótima sem a metade dos carboidratos que costumo comer, resolvi ir mais a fundo nesse assunto.
Eu sei que dietas restritivas demais não funcionam, nosso corpo precisa de tudo inclusive carbo pra funcionar legal, então nada de radicalismos por aqui, e assim a idéia de diminuir e não cortar os carboidratos me atraiu.
É a chamada dieta low carb, que quer dizer, baixo consumo de carboidratos.
Tio google me ajudou na busca, e li alguns artigos interessantes e esclarecedores e venho aqui compartilhar com vcs, quem sabe alguém mais não se interessa né?!
Lembrando que continuo linda e firme na ra, diminuir o carbo seria só uma ajudinha, e pra quem quer perder peso de um jeito saudável, nada melhor!




As dietas low carbs (com poucos carboidratos) são ótimas para perder gordura e manter a massa muscular.
Os carboidratos, quando ingeridos em maiores quantidades ou em proporções muito maiores do que as proteínas, levam a um aumento rápido de açúcar no sangue. A insulina é, então, liberada para reduzir as concentrações de açúcar no sangue e transportá-lo para dentro dos tecidos, incluindo o tecido adiposo (gordura).
Reduzindo o consumo de carboidratos e consumindo mais proteínas você mantém sob controle a liberação da insulina, que é um dos principais inimigos de quem deseja perder gordura.
Um problema típico em dietas de baixas calorias é que você normalmente perde mais músculos do que gordura. Isso reduz seu metabolismo e causa o tão conhecido efeito iô-iô – você perde peso para logo depois ganhar tudo de volta.
Manter um alto consumo de proteínas de qualidade e ao mesmo tempo restringir o consumo de carboidratos é a maneira que muitos atletas profissionais mantêm seus músculos ao mesmo tempo em que se livram da gordura corporal indesejada.
O problema é que seguir uma dieta low carb pode ser difícil. Muitas vezes, para reduzir o consumo de carboidratos você acaba se concentrando em alimentos ricos em proteínas, mas que também são ricos em gorduras saturadas, o que não é bom para a saúde. 

COMO É: a regra básica é limitar os carboidratos a 40 g por dia. Reduzindo a única fonte de energia da alimentação, nada mais resta ao organismo para continuar sobrevivendo senão queimar os triglicerídeos, que é a maneira como a gordura se estoca nas células adiposas. E é nos locais onde elas se acumulam mais que o emagrecimento se dá com maior rapidez e facilidade. "Por isso a barriga é a primeira a sumir", diz Alberto Serfaty. Segundo ele, além da perda de peso, esse regime visa também à melhoria da saúde. "Ajustamos o cardápio para atender às necessidades individuais. Por exemplo, diminuímos o consumo de sódio para quem tem casos de hipertensão na família", completa o médico.
A BOA DA DIETA: não é necessário contar calorias, a não ser que se queira acelerar a perda de peso. A média é secar 3 kg nos primeiros sete dias e depois de 1 kg a 2 kg por semana. E tem mais: "Esse programa também pode ser seguido por quem malha, afinal a proteína é o principal constituinte dos músculos", garante o especialista.
ALIMENTOS PERMITIDOS: todas as verduras e legumes, carnes magras como frango e peixe (em especial salmão e sardinha por serem ricos em ômega 3, um tipo de lipídio benéfico ao coração), leite desnatado, queijos amarelos, nozes e castanhas (com moderação), algumas frutas (goiaba, mamão, damasco, manga, maçã e laranja).
ALIMENTOS PROIBIDOS: arroz, milho, pipoca, pão francês e de fôrma, torrada, bolo, macarrão e demais derivados da farinha branca, leite integral, açúcar, doce industrializado e caseiro e refrigerante.
CONTRA-INDICAÇÕES: quem tem insuficiência renal ou hepática, porque nesses casos a ingestão de proteína sobrecarrega os rins e o fígado.
MANUTENÇÃO: o consumo de carboidratos pode chegar a 100 g por dia, basta acrescentar cerca de 10 g por semana (1 fatia média de abacaxi ou 1 fatia grande de mamão) para verificar como o organismo responde ao novo cardápio, que deverá ser seguido para o resto da vida. Ao menor sinal de ganho de peso, a redução desse macronutriente é feita imediatamente até que se encontre a porção ideal para que a pessoa não engorde mais. Nesse período é fundamental comer carboidratos complexos como pão, biscoito e macarrão integrais, que, por serem ricos em fibras, garantem a absorção dos nutrientes ingeridos por meio dos outros alimentos.

Importante:

Seguir uma dieta rica em proteínas de qualidade e que mantém os carboidratos sob controle é uma boa idéia não só para praticantes de exercícios, mas para todos que desejam conseguir uma perda de peso permanente (mantendo a massa muscular e o metabolismo acelerado).
Nos últimos anos as dietas low carb conseguiram um enorme espaço nas mídias de todo mundo, ganhando milhões de adeptos. Com tanta exposição é natural surgir também algumas variações controversas da dieta. Algumas delas permitem o consumo indiscriminado de gorduras saturadas, o que foi criticado de forma muito severa por muitos profissionais da saúde.
Porém, o conceito de restringir o consumo de carboidratos e manter um consumo mais elevado de proteínas de alta qualidade e gorduras insaturadas, com a finalidade de controlar a insulina e manter a massa muscular, é visto pela grande maioria dos profissionais como um método eficaz e saudável. O resultado de uma dieta low carb bem estruturada é um visual atlético, musculoso, definido e saudável.
É importante ter esta distinção em mente, pois muitas vezes uma variação radical da dieta low carb pode comprometer injustamente a compreensão de todas as dietas low carbs. 


Matéria daqui!


Obs: O texto acima tem carater informativo e não tem a itenção de substituir uma orientação médica ou de um profissional de saúde.
Eu vou cair dentro! rs
Beijos flores! ;)

7 comentários:

  1. Oi Fran, há alguns anos eu fiz esse tipo de dieta, porém a q seguia era zero carboidrato, chegava a seguir certinho por 14 dias e emagrecia pra caramba, mas depois vc já sabe né? voltava a comer feito doida e engordava tudo em 4 dias... triste...
    Agora essa dieta, como não corta todo carbo, é mais fácil de ser seguida e mais nutritiva também, seria ideal pra mim q sofre por comer doces... um bj enorme

    ResponderExcluir
  2. oi Fran,minha linda, adorei sua visita aqui no meu bloguinho novo, obrigada pelo carinho.
    menina vou ler essa materia com calma e acho que vou seguir, pois ta dificil baca seguir uma Ra e sao os carboidratos que estam me prejudicando, e sabendo como fazer acho que posso conseguir. bjimmm
    nanda(gordinha eu? nunca mais!)

    ResponderExcluir
  3. amiga, quero muito fazer essa dieta low carbs. vc sabe como é o cardápio?me passa pelo email.
    nanddaffer@yahoo.com.br
    me empolguei e acredito que vou conseguir.
    bjimmm
    nanda9gordinha eu? nunca mais!)

    ResponderExcluir
  4. Oi Fran! Linda é vc!!!! hahaha
    Então como eu disse no blog, eu acho errado as pessoas que não consomem NADA que tenha carboidrato, aquelas que fazem a dieta só com legumes (sem batata, aipim, abóbora) achando que nunca mais vao comer isso na vida.
    Acho que na reeducação alimentar devemos ingerir de tudo um pouco, inclusive os carbs. Como vc viu, eu como pouco carb no fim de semana que é quando a gente tende a jacar!
    Principalmente eu que adoro um carb!
    Adorei seu post e a matéria super esclarecedora!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. oi flor, eu ja fiz esta dieta ela realmente funciona mas vc tem q cuidar pq depois q vc ve os resultados depois de um tmpo volta a comer normal e nao adianta de nada todo seu esforço digo isso pq o meu coordenador a fez e emagreceu 20 kG e agora ja os recuperou tudo pq ter voltado a comer normal
    então cuida bem ta

    muita sorte bjao se cuida

    ResponderExcluir
  6. Eu fiz essa uma vez, mas desisti logo nos primeiros dias. Não me adaptei.
    Mas se está dando certo pra você, vale a pena tentar.
    Bjs,

    ResponderExcluir

Obaaaa adoro receber um carinho, e pode ter certeza que vou retribuir!
Leio e respondo sempre!
=)